Programa de Modernização e Desburocratização
Desburocratização consiste na redução da burocracia das instituições ou, dito de outro modo, no acto de aumentar a eficácia e a eficiência das organizações.
A desburocratização dos processos tem sido uma das práticas correntes utilizadas pelas Instituições: através da redução da extensão dos processos e aumento da sua simplificação. Acompanhado da desburocratização está a utilização das Tecnologias da Informação e a respectiva mudança para o digital, permitindo:
- Potencializar a velocidade do fluxo da informação;
- Reduzir o risco de perdas;
- Aumentar o controlo centralizado no âmbito das instituições;
- Aumentar o conhecimento.
Administração Pública de Angola
Tem demonstrado preocupação e sensibilidade com a Desburocratização e com a Modernização, procurando introduzir políticas nesse sentido, nos Planos Estratégicos de Médio e Longo Prazo.
«A Administração Pública é estruturada com base nos princípios da simplificação administrativa, da aproximação dos serviços às populações e da desconcentração e descentralização administrativas» – Constituição Rep. Angola, no n.º 1 do art. 199.°.
A desburocratização, hodiernamente, tornou-se uma exigência. O paradigma da informação alterou-se. Assistimos, hoje, a uma Globalização Informativa, que se caracteriza por:
- Rede global massificada;
- Sociedade da informação ou sociedade do conhecimento;
- Diminuição da soberania dos Estados;
- Diminuição do conhecimento, por parte dos Estados, sobre a sua informação;
- Necessidade de adaptação por parte das organizações a uma nova realidade:
– Mais veloz no fluxo de informação;
– Mais exigente nos processos de tomada de decisão
– Mais informada.
Orientação Estratégica Adoptada Pelo IRCCOP para o Programa
As políticas e objectivos estratégicos do IRCCOP estão em linha com as orientações estratégicas, quer da tutela, Ministério da Construção e das Obras Públicas (MINCOP) quer do Governo da República de Angola, nomeadamente com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 (Médio Prazo) e com o Plano Angola 2025 (Longo Prazo).
O IRCCOP identificou os seguintes Eixos, Políticas, Programas e Acções Prioritárias com maior impacto no Programa de Modernização e Desburocratização do IRCCOP em termos estratégicos e de orientação de médio e longo prazo:
- Eixo 2 – Desenvolvimento Económico, Sustentável, Diversificado e Inclusivo, no qual se integra a Política Ambiente de Negócios, Competitividade e Produtividade;
- Eixo 4 – Consolidação da Paz, Reforço do Estado Democrático e de Direito, Boa Governação, Reforma do Estado e Descentralização, no qual se integra a Política Boa Governação, Reforma do Estado e Modernização da Administração Pública.
No âmbito da Política Ambiente de Negócios, Competitividade e Produtividade destacam-se as seguintes prioridades:
Melhorar o ambiente de negócios, através da criação de condições que contribuam para um funcionamento mais eficiente do Estado pela via da simplificação e integração do enquadramento legal relativo à criação, desenvolvimento e encerramento de empresas de modo a criar um bom clima empresarial, propício à realização de negócios e à atracção de novos investimentos;
Promover a concorrência através de uma regulamentação e de uma supervisão dos mercados dissuasoras das práticas restritivas da concorrência e incentivadoras da diversificação e do desenvolvimento económico.
No âmbito da Política Boa Governação, Reforma do Estado e Modernização da Administração Pública destacam-se as seguintes prioridades:
- Aperfeiçoar o modelo da Administração Central do Estado:
– Simplificando e flexibilizando as suas estruturas orgânicas e promovendo o alinhamento institucional dos vários órgãos e serviços, desburocratizando os processos e procedimentos administrativos e melhorando os pontos de acesso;
– Tirando partido das novas tecnologias, no sentido de promover uma melhor resposta da Administração Pública às necessidades dos cidadãos e das empresas; - Introduzir uma nova dinâmica na gestão dos recursos humanos da Administração Pública, orientada para assegurar que estes adquirem as competências requeridas, bem como para a mudança de atitudes e comportamentos daqueles e para a sua valorização.
- POLÍTICA AMBIENTE DE NEGÓCIOS, COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE
Programa de Acção: melhoria do ambiente de negócios e concorrência
Acção Prioritária:
- Disponibilizar a informação sobre a obtenção de licenças de construção e proceder à simplificação dos correspondentes procedimentos administrativos.
- POLÍTICA DE BOA GOVERNAÇÃO, REFORMA DO ESTADO E MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Programa de Acção: aprofundamento da reforma da administração pública
Acções Prioritárias:
- Reavaliar a missão, utilidade e eficácia do IRCCOP, propondo a sua racionalização no sentido de se tornar mais eficiente;
- Efectuar o levantamento e análise de processos e procedimentos administrativos que possam ser simplificados e modernizados;
- Adequar a legislação aos novos procedimentos;
- Implementar soluções tecnológicas que viabilizem um modelo de gestão dos serviços públicos virada para a obtenção de resultados.
Programa de Acção: capacitação institucional e valorização dos recursos humanos da administração pública
Acções Prioritárias:
- Rever o sistema de carreiras no quadro de pessoal do IRCOP;
- Desenvolver e implementar um sistema de avaliação de desempenho baseado em resultados, valorizando a qualidade e a produtividade dos serviços e dos funcionários, bem como evoluindo de uma cultura administrativa de controlo de procedimentos para uma cultura de responsabilidade e de controlo de resultados;
- Rever o sistema retributivo aos funcionários, tendo por base a avaliação de desempenho;
- Adoptar um paradigma de gestão para resultados e de gestão de projectos no funcionamento da Administração Pública;
- Ajustar a oferta de formação dos funcionários às necessidades de capacitação associadas à missão, objectivos e atribuições do IRCCOP;
- Operacionalizar um modelo de capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos que vise preparar o IRCCOP para a universalização de um modelo e cultura de gestão baseada na qualidade e nos resultados;
- Realizar acções de formação de modo a assegurar que os funcionários do IRCCOP adquiram as competências requeridas;
- Rever a estruturação dos serviços, os processos e procedimentos internos e documentá-los em manuais;
- Implementar sistemas de informação suportados em bases de dados e sistemas informáticos, tendo em atenção a questão da interoperabilidade das plataformas informáticas;
- Implementar instrumentos de gestão e ferramentas de apoio à análise e tomada de decisão.
Acções a Desenvolver
Para incrementar a eficiência institucional está programada a implementação das seguintes acções que visam simplificar os processos e procedimentos do IRCCOP modernizar e desburocratizar a sua actividade:
- Informatização e automatização dos processos;
- Formação e qualificação de quadros;
- Monitorização permanente de processos e procedimentos.
NO ÂMBITO DA INFORMATIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ PREVISTA A IMPLEMENTAÇÃO DAS SEGUINTES FERRAMENTAS:
- Plataforma de Gestão Documental, Workflow Gestão de Arquivo – permite a desmaterialização do papel e a constituição de um arquivo e fluxos de informação digitais;
Enterprise Resource Planning (ERP) da Instituição – confere a gestão centralizada dos diversos dados e processos da organização;
- Plataforma de Gestão de Estatísticas do Sector da Construção Civil– confere maior controlo dos dados sobre o sector da CCOP, com ganho para o IRCCOP, Operadores do Sector e Angola;
- Plataforma de Gestão de Produtividade – visa acompanhar as actividades a desenvolver por todos os funcionários da Instituição conferindo-lhe uma maior eficácia e eficiência no seu desempenho;
- Plataforma de Gestão de Licenciamento – permite controlar todo o processo de licenciamento e habilitação de empresas;
- Plataforma de Emissão Automática de Alvarás – visa automatizar e autonomizar o processo de licenciamento e habilitação das empresas através da disponibilização de um serviço integrado de governação electrónica.
NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE QUADROS INTEGRAM-SE:
- Desenvolvimento de planos de formação;
- Realização de acções de formação;
- Formação Internacional dos Cargos de Direcção;
- Formação de Informática Genérica e Específica;
- Participação em Fóruns, Seminários e Workshops.
NO ÂMBITO DA MONITORIZAÇÃO PERMANENTE DE PROCESSOS E PROCEDIMENTOS ESTÃO PREVISTAS
- Todas as acções de acompanhamento e controlo, numa óptica de melhoria contínua da prestação de serviço a todos os utentes do IRCCOP e da gestão de processos e procedimentos internos;
- Desenvolvimento de Planos de Acção Anuais e Plurianuais;
- Realização da Matriz de Responsabilidade.